Quanto tempo antes posso fazer os docinhos da festa? (+ 3 segredos da minha receita)

 Uma das perguntas que mais ouço é essa: Érika, com quanto tempo antes eu posso fazer meus docinhos?


As mamães e titias festeiras geralmente intuem, mesmo que na primeira festinha, que será bom se puderem adiantar algum serviço. E elas estão cobertas de razão! Deixar para o dia é arriscar chegar ao seu evento cansada e com uma desvantajosa bagunça extra na cozinha...
 
A boa notícia é que, sim, você pode adiantar seus doces e só vai ganhar vantagens com isso: evitar a bagunça para o momento da festa, não se cansar demais, ter tempo para caprichar nos docinhos, etc.

No entanto é preciso fazer a coisa bem feita. Você pode acabar no prejuízo se não armazenar corretamente seus doces.







Você pode armazenar brigadeiro, beijinho, cajuzinho e docinho de leite ninho (exceto aqueles que são pintados, eu nunca usei estes doces nas minhas festas, portanto, não posso afirmar que ficarão bons), olho de sogra, 2 dias antes na geladeira. Bombons não devem ser armazenados na geladeira antes de serem servidos, isso fará com que eles fiquem suados, sem brilho e com aspecto feio (te ensino sobre eles mais adiante nesse artigo).

Observe os seguintes cuidados:

▪️ De preferência use uma vasilha com tampa, se você não tiver pode optar por procurar nas lojas de artigos de festa, elas costumam vender caixas que servem perfeitamente para isso, pode ser até aquelas caixas de pizza (você acha em supermercado atacadista ou loja especializada).




▪️ 
Não deixe cebola, alho ou outro produto que tenha cheiro forte destampados na geladeira. Os doces podem absorver o cheiro e ter o sabor afetado por esses produtos.




 Principalmente se você não tem uma vasilha com tampa para armazenar seus doces cuide para que não haja produtos dessa natureza armazenados de forma a prejudicar os doces. Eu já armazenei doces em tabuleiro de bolo sem tampa e deu super certo.



E os bombons?











Bombons, trufas e alfajor (aquele feito com bolacha de maizena e coberto por chocolate) não devem ser levados à geladeira! O chocolate absorve umidade e irá suar assim que começarem a subir de temperatura, ficam molhados e com um aspecto estranho, não convém.

Se o tempo estiver quente demais você pode preparar seus bombons na noite anterior (noite constuma ser mais fresca que o dia) e armazenar em local fresco (ou o mais fresco disponível). Esses artigos feitos com chocolate só devem ser levados à geladeira ,por um breve momento, durante a produção deles (pra alcançar consistência e ser desenformado, por exemplo).



Agora te conto 5 segredos que eu uso e que fazem dos meus doces um sucesso:




🤫1-Na receita: geralmente, as receitas tradicionais pedem para cada medida, duas colheres de sopa de margarina ou manteiga, mas eu costumo colocar só 1 o doce fica menos enjoativo.

🤫2-Para o brigadeiro não uso achocolatado, ele contém açúcar e costuma deixar o doce muito forte. Sempre uso chocolate em pó fica  muito mais suave. É um sucesso, só elogios!



No cajuzinho também uso o mesmo truque: chocolate em pó em lugar de achocolatado.
 Chocolate em pó não sai mais caro do que o achocolatado e você vai usar uma menor quantidade por ele ser mais concentrado em cacau. Por exemplo, se a receita pede quatro colheres de sopa de achocolatado você poderá usar 2 a 3 colheres de sopa de chocolate em pó depende do seu gosto. A dica é: se você nunca fez, faça uma porção pequena para você provar. Assim poderá moderar quantidade de chocolate em pó com maior precisão.



🤫3-Para bolear: use uma colher de chá cheia, para moderar o tamanho dos seus docinhos. É claro que isso depende do tamanho da forminha que você comprou para os seus docinhos. Mais uma medida boa para o doce render não ficar nem muito grande nem muito pequeno é usar uma colher de chá cheia.  Isso evita que os doces fiquem um de cada tamanho. Procure pôr na colher sempre a mesma quantidade. 





Mas para quem é festeira, e gosta de ter esses materiais em casa, existe um artigo que ajuda a gente a deixar os doces do mesmo tamanho. O nome é placa porcionadora/dosadora de doces. Segue abaixo imagem e link com vídeo para você aprender a usar:















🤫4-Após enrolar a massa do doce e, polvilhar ele, ou no granulado, ou no coco ralado, ou no açúcar, volte a bolear outra vez!
 Bolear ele mais uma vez antes de colocar na forminha garante um formato mais uniforme mas arredondadinho.

🤫5-Use o tapetinho para doce aquele plástico fininho que você coloca entre o doce e a forminha de papel dessa maneira qualquer forminha por mais simples que seja fica caprichada e bonita. Sai mais barato e tão bonito quanto usar essas forminhas sofisticadas.






Teste essas técnicas e volte para me contar! Eu sempre uso e são um sucesso em todas as festas! Desejo que os seus doces sejam um sucesso também!


Comentários

Postagens mais visitadas